EXPERIÊNCIAS NATUREZA E BEM ESTAR

No espaço natural circundante ao aparthotel, dispomos de vários circuitos onde preparamos para si alguns passeios pedestres e a cavalo em perfeita harmonia com a natureza.

Ao logo dos circuitos pode realizar actividade de Birdwatching, observar as 83 espécies e subespécies de aves transumantes.

Propomos que disfrute de momentos de tranquilidade a beira do nosso lago ou se for amante da prática de pesca sem morte (arco fário) pode solicitar informação e material junto à receção, esta actividade é apenas para hospedes que sejam portadores de licença piscatória.

PERCURSOS PEDESTRES

1. Circundante Edifício (Vermelho)

Duração: 15 minutos Nível de Dificuldade: Fácil

 

Na plataforma exterior, circundante ao Hotel encontramos o jardim mesclado de flores, árvores de frutos e aromáticas.

De entre as roseiras, salta a romãzeira Punica granatum, o albricoqueiro Prunus armeniac, o limoeiro Citrus limon, macieira Malus domestica, o diospireiro Diospyros kaki, anespereira Eriobotria japonica, o pessegueiro Prunus persica, a cerejeira Prunus avium e ameixoeiras Prunus domestica que circundando a piscina florescem na Primavera e frutificam no Verão (que o cliente pode colher).

Alcandorada no espigão norte estão cultivados canteiros de aromáticas. Poderá cortar cheiros para dotar de maior sabor as suas refeições e saborear um chá quente ao deitar, colhido na hora.

 

Percurso - Circundante do Edifico da Quinta do Crestelo

 


2. Zona Várzea ou Agrícola (magenta)

Duração: 30 minutos Nível de Dificuldade: Fácil

 

Siga a linha de água que circunda a piscina até à ponte. Detenha-se no observatório onde poderá vislumbrar uma extensa zona baixa, plana e fértil, comprimida entre vertentes, a que se chama várzea. A sua fertilidade deve-se ao arrastamento de sedimentos provenientes da encosta que aí foram sendo depositados. Nesta extensão convergem pequenos riachos que escorrem de vertentes da serra.

O aproveitamento das águas como força motriz (a roda) e de irrigação, açude – lago dos cisnes.

Desça até ao lago circundado por choupos Populus alba e Populus nigrae detenha-se na horta, onde poderá observar as produções hortícolas, que voltam a dar vida a esta antiga exploração agrícola, com o cultivo de hortícolas, frutícolas e pastagens.

A poli cultura de regadio que tem inicio na Primavera com a preparação dos terrenos para a plantação de canteiros em rotatividade de batatas, cebolas, ervilhas, tomate, pimentos, couves e nabos, para que se efectue a sua colheita no Verão.

As árvores de fruto, macieiras, que se estendem por arruamentos circundantes, cuja poda se efectua no final do Inverno para florir na Primavera e colher no Verão.

Poderá passar de baixo das cerejeiras cobertas de fruto vermelho em Junho.

Os cavalos que fazem circuito no Picadeiro ao ar livre ou percursos pela Quinta. Os animais que pernoitam nos estábulos onde, quotidianamente, é preciso proceder à sua limpeza.

Aqui aproveite para olhar em frente e ver o mosaico agro silvícola da quinta, com a população de árvores da galeria ripícola que acompanham a linha de água ao fundo como o Salgueiro preto Salix atrocinerea, o salgueiro branco Salix salviifolia, o vimeiro Salix fragiliso Ulmeiro Ulmus minor.

A zona de lameiro (pastagem) que é o suporte alimentar de animais encontra-se em regime misto de corte e pastoreio ao longo do ano.

Observe o lago biológico de trutas, cuja alimentação é feita por água das nascentes adjacentes, que por sua vez é utilizado na irrigação.

Poderá deixar o seu cão no canil e descansar sob o cheiro das aromáticas.

 

Percurso Pedestre - Zona da Várzea

 

3. Zona Verde (amarelo)

Duração: 45 minutos Nível de Dificuldade: Fácil

 

Partindo da recepção do Hotel contorne a rotunda e tome a direita e comece a subir seguindo a cercadura dos buxos e vendo as cerejeiras e os campos de ténis do seu lado direito. Aí atravesse a ponte de madeira que atravessa a linha de água (ribeiro), que corre ao fundo da margem íngreme, populado por amieiros Alnus glutinosa(L.) Gaertnere salgueiros Salix Alba e Salix atrocinerea. Por cima encontra-se uma área construtiva: salões e restaurantes.

Continue pela mata, Suba pela encosta acidentada, que ladeia o vale, onde se encontram o pinheiro bravo Pinus Pinaster veja a vegetação que se encontra na vertente que desce rapidamente deixa de ser mata e passa a bosque povoada pelo carvalho-da-beira Quercus pyrenaica, o carvalho Alvarinho Quercus robur com um subcoberto mais rico em espécies arbustivas e herbáceas como a esteva Cistus ladanifer, urze Erica sp. ,pilreteijo Crataegus monogyna trovisco Daphne genidium, Tojo-molar Ulex minor.

A importância do coberto é ajudar na erosão superficial do solo, ajudando assim a filtragem da água escorrência que converge para os ribeiros, e também alimenta os aquíferos. Toda esta dinâmica é importante para a rega das zonas adjacentes e a fazer um uso sustentável das águas. Este bosque no Inverno está maioritariamente despido, pois a vegetação é maioritariamente caducifólia só na Primavera volta a vestir-se. A interacção destes vários sistemas dá abrigo a várias espécies de fauna também.

Não só pássaros, como insetos, répteis, mamíferos.

Também a mata é fonte não só de biomassa mas também de recursos, como a madeira para as lareiras, e outros ramos mais finos servem para as camas dos animais da quinta.

Os caminhos chamados corta-fogos, que existem evitam a propagação de incêndios.

Desça até à curva e encontrará um riacho que corre no fundo entalado entre margens apertadas, coberto de carvalhos cujo tronco se encontra coberto de líquenes, que atestam a pureza do ar.

Siga no sentido contrário do riacho até ao Birdwathing. Poderá encontrar a sobrevoar a quinta o gaio Garrulus glandarius, o pintassilgo Carduelis carduelis, a alvéola-branca Motacilla alba, o melro Turdus merula, a carriça Troglodytes troglodytes, o pardal Passer domesticus, o pisco de peito ruivo Erithacus rubeculaou até o rouxinol Luscinia megarhinchos.

Aqui abre-se o horizonte visual a campos abertos verdejantes de agricultura e pastagens. Com a alegria da passarada e do seu alegra chilrear, avance em direcção ao lago biológico.

 

Percurso Pedestre - Zona Verde

EXPERIÊNCIAS OUTDOOR

Montes de Aventura é a nossa empresa responsável por toda a animação no espaço aventura na Quinta do Crestelo,

com técnicos especializados, dispomos de varias actividades que pode realizar mediante consulta e reserva.

• Escalada

• Iniciação à canoagem

• Jogos de estratégia e pista

• Jogos tradicionais

• Passeios de todo o terreno

• Passeios a Cavalo

• Tiro com arco, besta e zarabatana

Construímos emoções, à sua medida!

Consulte-nos, dispomos de programas para grupos escolares, empresa, grupos de amigos e família, também

realizamos campos de férias.

Para marcar uma reunião, por favor contacte o departamento de animação turística.

António Pereira

T. 238 320 050 / 96 857 89 21

antonio@quintadocrestelo.pt

EXPERIÊNCIAS GASTRONÓMICAS

A Quinta do Crestelo e o nosso restaurante São Martinho propõem-lhe momentos para desfrutar em grupo, com animação e imaginação.

 

Matança do Porco

A festa da matança do porco

Deixe-se deslumbrar pela tradição serrana ao longo da degustação dos vários pratos que nos remetem para as nossas origens serranas.

Durante muito tempo, nas aldeias serranas a prática da “matança do porco” existia acompanhada por rituais gastronómicos, hoje pretendemos replicar esses momentos através dos sons e sabores de outros tempos… visite-nos!

Conheça em detalhe esta experiência aqui.

 

Ceia Medieval

A ceia medieval

Uma autêntica viagem no tempo, pretendemos através deste momento gastronómico transporta-lo numa viagem com reis, rainhas, cavaleiros e bôbos, com pratos, copos, velas e vestes mas sem talheres… esperamos por vos, tão nobres senhores!

 

Conheça em detalhe esta experiência aqui.

 

* Experiências sujeitas a marcação e número mínimo de 25 participantes

EXPERIÊNCIAS DE SABERES E SABORES DA ALDEIA

"Feitura do pão e do queijo”

Com ateliers artesanais, demonstramos como as tradições da região não foram esquecidas.

Venha aprender a confeccionar o seu pão e o seu queijo mas sem erro, porque vai ter de provar e aprova-lo!

CHECK IN
CHECK OUT
ADULTOS
CRIANÇAS